Um post do osteopata José Eduardo Souza no Facebook gerou uma grande polêmica. Pois na publicação, ele afirma que atendeu um bebê com sintomas de refluxo e insônia e que suspeita que uma das causas destes problemas no bebê, pode ter sido pelo o uso da faixa de cabelo.
“Sabemos que a sutura occiptomastóide” pode sofrer uma compressão por causa do uso dessa faixa, o nervo vago (que comanda o sistema gastrointestinal) passa bem próximo deste local, e pode ter sua função alterada, gerando assim sintomas.
Estudos já trouxeram a confirmação que os ossos do crânio se movimentam, e nos recém-nascidos esse movimento é percebido com muita facilidade.. Diferentes fatores podem acabar atrapalhando o movimento e a flexibilidade do crânio do bebê. “E um desses fatores pode ser a faixa”, disse José Eduardo em um trecho do post.
Para a melhor compreensão de quais os reais riscos da faixa de cabelo para os bebês, conversamos com o pediatra Tadeu Fernandes, membro da Sociedade de Pediatria de São Paulo, que diz que não existem provas científicas de uma ligação entre o refluxo e a faixa de cabelo. “Não existe nenhum documento científico que mostra essa suposta relação entre faixa e refluxo. São afirmações não científicas”, afirma o pediatra.
Quanto à insônia, Tadeu Fernandes diz que de fato possa existir a possibilidade de uma relação entre dificuldades para dormir e uma faixa de cabelo apertada. “É como se você dormisse com um pijama apertado, você não vai se sentir bem e terá dificuldades para dormir enquanto não tirar o pijama”, disse ele.
Os bebês, em alguns momentos dão sinais que a faixa de cabelo está incomodando e interferindo em outros sistemas do corpo:
– Eles se movimentam muito para tentar tirar a faixa,
– Eles mudam o comportamento podendo ficar inquietos ou sonolentos;
– No mesmo dia em que usou a faixa eles não conseguem dormir bem;
– Também no mesmo dia que usam a faixa, o refluxo gastroesofágico é aumentado;
– E alteração do funcionamento do sistema gastrointestinal.
– Eles mudam o comportamento podendo ficar inquietos ou sonolentos;
– No mesmo dia em que usou a faixa eles não conseguem dormir bem;
– Também no mesmo dia que usam a faixa, o refluxo gastroesofágico é aumentado;
– E alteração do funcionamento do sistema gastrointestinal.
O pediatra orienta que os pais não coloquem seus bebês para dormir com a faixa de cabelo por causa do sério risco de sufocação. Porém, exceto a hora de dormir, Tadeu Fernandes afirma que o uso da faixa não traz riscos para os bebês. “Só não utilize a faixa de cabelo muito apertada. Evite as faixas elásticas que apertam muito”, conclui Tadeu Fernandes.
0 Response to "Médicos alertam pais sobre o uso de faixas de cabelo em bebês"
Postar um comentário